-
Arquitetos: Partisans
- Área: 5220 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Younes Bounhar, Teddy Shropshire
-
Fabricantes: Bauhaus Doors, Cortizo, Thames Valley Brick and Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Canvas House se destaca sutilmente no bairro de Forest Hill, em Toronto. Funcionando tanto como uma casa quanto como uma galeria para a coleção de arte contemporânea do proprietário, a Casa Canvas incorpora as peças de arte reverenciadas atrás de uma fachada escultural inovadora. O volume quadrado - cercado por casas georgianas - exibe uma fachada de tijolos ondulados que se difere das residências simétricas e convencionais ao redor.
A fachada rítmica responde à função ao se expandir para configurar uma saliência acima do portão, recuando para permitir a entrada de luz pela claraboia do segundo pavimento. O movimento da alvenaria é improvisado, mas organizado como a fluidez de uma cortina de teatro, remetendo à experiência do cliente na produção teatral.
Inspirada pela paixão do cliente por colecionar arte, a Casa Canvas aproveitou a fachada como uma oportunidade para criar uma tela escultural. Ao priorizar as possibilidades da forma ressonante dos tijolos, a Casa é orgânica e ordenada, experimentando a materialidade e as mais recentes técnicas de alvenaria.
O padrão não modulado da fachada, formado por uma unidade repetitiva de cinco tijolos, é inspirado nos primeiros trabalhos de Larry Poons. A ótica é obtida pela combinação do tijolo de cor única com variações de peças improvisadas individualmente, permitindo que o projeto evidencie a capacidade do tijolo de encapsular a elegância de uma casa georgiana sem depender de formas tradicionais.
No interior, o jogo de luz e sombra cria uma sensação de profundidade. A fachada externa orgânica encontra seu caminho no interior por meio da curvatura suave das paredes que se misturam perfeitamente com o forro e demais elementos arquitetônicos. As maçanetas das portas e os corrimãos, por exemplo, são esculpidos na parede, produzindo uma dimensionalidade interna enfatizada pela integração da luz. O resultado é um interior relaxante, arejado e contemplativo, um lar adequado para uma cativante coleção de arte contemporânea.